Como ben saberedes os seguidores e seguidoras deste blog, teño unha relación especial con Porto. Ficábame unha entrada sobre a outra ponte de ferro sobre o Douro despois de feita sobre a de Dom Luis.
O texto que segue ésta resumido e copiado da Wikipedia en portugués.
"Deseño: Théophile Seyrig. Início da construção: 5 de Janeiro de 1876. Término da construção: 8 de Outubro de 1877. Data de abertura: 4 de Novembro de 1877. Data de encerramento: 24 de Junho de 1991. Comprimento total: 352,875 metros. Altura: 61 metros.
O texto que segue ésta resumido e copiado da Wikipedia en portugués.
"Deseño: Théophile Seyrig. Início da construção: 5 de Janeiro de 1876. Término da construção: 8 de Outubro de 1877. Data de abertura: 4 de Novembro de 1877. Data de encerramento: 24 de Junho de 1991. Comprimento total: 352,875 metros. Altura: 61 metros.
A Ponte
Maria Pia é uma infraestrutura ferroviária, que transportava a Linha do Norte sobre o Rio Douro, entre as cidades do Porto e Vila Nova de Gaia, no Norte de Portugal. Foi inaugurada em 4 de Novembro de
1877 , e foi encerrada em 24 de
Junho de 1991, tendo sido substituída pela Ponte de São João. É considerada, junto com
o Viaduto de Garabit,
como as maiores obras-primas executadas pelo engenheiro Gustave Eiffel.
Descrição
O comprimento total
da secção metálica da ponte é de 352,875 m, dos quais 192,875 m correspondem
aos viadutos laterais, e 160 m ao arco; o arco apresenta uma forma parabólica,
com uma flecha de intradorso de 37,50 m, e uma altura no meio de 10 m, que vai
decrescendo, atingindo 7 m nos rins, ou seja, nos pontos em que se iniciam 2 pilares
que suportam o tabuleiro. O arco é apoiado por 4 fortes articulações, duas
de cada lado, a 15 m de distância uma da outra, fornecendo aos arcos uma grande
base, para melhor resistir aos efeitos do vento.
O arco sob o
tabuleiro tem 167 metros de corda e 48,60 metros de flecha, assentando sobre 7
pilares, dois dos quais sobre o arco. O tabuleiro situa-se a cerca de 60
metros de altura do nível das águas do Rio Douro. A estrutura metálica
estava resguardada dos efeitos do clima por várias camadas de tinta. No
pavimento da ponte, foi utilizado ferro do tipo Zorés.
O peso total da
estrutura metálica é de 4100 t, dos quais 512 t pertencem ao arco, na razão de
3200 Kg por metro corrente.
Foi
seleccionada a proposta da casa Eiffel, que tinha sido originalmente orçada em
965.000 francos, mas que depois de várias modificações introduzidas pela
comissão passou para 1.200.000 francos. O projecto definitivo foi
concebido pelo engenheiro Théophile Seyrig,
sócio de Gustave Eiffel. Na sua concepção, teve-se em
cuidado a sua inserção nos valores paisagísticos, tendo sido a primeira das
pontes projectadas na região do Porto pela firma de Eiffel.
Esta ponte foi
construída pela empresa Eiffel Constructions Métalliques. ,
sob a direcção de Eiffel.
Foi a primeira ponte
em que os apoios intermédios foram substituídos por um arco, que então era o
maior no mundo, motivo pela qual esta estrutura foi considerada uma das mais
arrojadas, neste tipo de obras. A montagem do arco foi supervisionada pelo
engenheiro Marcel Augevére Devido à natureza inédita desta obra na Europa,
foi necessária a realização de minuciosos estudos antes de começar a construção,
motivo pelo qual só em 5 de Janeiro de 1876 é que arrancaram as obras, com a
abertura das fundações.
As obras
foram concluídas com o fechamento do arco em 25 de Setembro de 1877,
A construção
demorou cerca de 22 meses, e empregou 150 operários.
Inauguração
A ponte foi
inaugurada em 4 de Novembro de 1877. A cerimónia iniciou-se com um
comboio especial, com 24 carruagens, que transportou mais de 1200 convidados
desde Vila Nova de Gaia até à ponte. Depois, retornou a Gaia, de
forma a deixar passar o comboio real. Foi instalado um pavilhão
junto ao início da ponte, no lado Sul , onde Luís I e Maria Pia de Saboia e
os príncipes D. Carlos e D.
Afonso receberam a direcção da Companhia Real dos Caminhos de Ferro Portugueses,
e os engenheiros portugueses e estrangeiros que estiveram envolvidos na
construção, incluindo Eiffel, que apresentou o projecto da ponte.[12] O primeiro comboio chegou
a Campanhã no
dia seguinte. A festa da inauguração
decorreu durante 3 dias na cidade do Porto, reflectindo o sentimento geral na
altura, que considerava que a chegada do caminho de ferro iria melhorar as
ligações ao estrangeiro e ao resto do país.]A
Ponte Maria Pia e o Viaduto de Garabit foram as primeiras pontes ferroviárias
com tabuleiros suportados por arcos metálicos de grandes dimensões.
A ponte esteve em
serviço durante 114 anos, como parte da Linha do Norte, tendo sido encerrada no
dia 24 de Junho de 1991, dia em que foi inaugurada a Ponte de São João. Esta nova estrutura foi
construída junto à Ponte D. Maria Pia, tendo sido projectada por Edgar Cardoso.
Em Setembro de
2013, a ponte D. Maria Pia foi considerada pelo jornal The Guardian como uma das 10 mais belas
do mundo".
As fotos da construción son da Wikipedia e as outras de Iniciarte.
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